Para os fãs de histórias de fantasia, esta deve ser daquelas a não
perder. Em 2006 conheci o animé (desenho-animado) pelo qual me apaixonei
na altura, a animação, as cores, os cenários, a história em si, tudo
conjugado faziam-me o prato cheio. Na altura lamentei que a serie
tivesse parado onde tinha parado, e ficou-me aquele gosto agridoce de
onde iria ter a história de Balsa, a mulher guarda costas e Chagum o
príncipe herdeiro do Reino de Novo Yogo.
O Guardião do Espírito (精霊の守り人, Seirei no Moribito) é baseado numa saga literária de 12 volumes de Nahoko Uehashi.
Agora, neste ano de 2017 o conhecido canal publico japonês o NHK lançou uma serie em "live action" que aborda não só o drama que nos foi dado a conhecer no anime de 2006 (primeiro livro da saga) mas para alem dele, onde finalmente ficamos a saber o destino de Balsa e dos seus companheiros.
Para quem viu o animé, naturalmente é impossível não querer fazer comparações entre os dois, sabendo que ambos tem como pano de fundo a historia escrita por Uehashi. Após o primeiro episódio chegamos rapidamente à conclusão que comparações não são de todo fáceis, e que apesar de seguirem a história têm bastantes diferenças, o "live action" somente dedica 4 episódios à historia central de Balsa e Chagum enquanto o anime foi feito ao longo de 26 episódios. (logo aí muito é deixado de fora, mas mantendo a linha central intacta).
Na serie somos levados para lá das fronteiras de Novo Yogo e conhecemos mais profundamente o estilo de vida dos habitantes de Rota, Kambal e outros lugares, que para que já tinha visto o animé eram somente mencionados.
Uma diferença enorme é a abordagem no estilo visual, enquanto no animé temos um quase paraíso asiático, que facilmente nos transporta para cenários idílicos que nos fazem lembrar os campos de arroz e cidades rurais no Japão, Coreia ou até China, na serie pelo contrario temos muitas vezes um mundo mais bruto, bárbaro e tribal e até sujo, onde a nossa imaginação é levada a seguir mais as caravanas do passado levadas a cabo pelos nómadas do deserto do que por comerciantes respeitáveis da cidade.
Nas interpretações nada fica atrás do animé, a actriz Haruka Ayase (Balsa) interpreta a heroína da história de uma forma bastante heroica e altruísta que facilmente a aceitamos e acolhemos como a nossa guarda-costas favorita.
Fica aqui a minha pequena review do momento enquanto espero que a terceira temporada seja lançada no Japão. Enquanto isso se gostam do género toca a dar uma olhada!
(livro em Japonês somente) (DVDs com a serie de animé)
Sem comentários:
Enviar um comentário